7 de junho de 2016

Como se apresentar em uma entrevista de emprego?

O tema deste artigo é bem interessante pois coloca em xeque uma resposta que quiçá poderia vir pronta em se tratando de entrevista para emprego:  “devemos nos apresentar vestidos formalmente, pouco perfume, pouca maquiagem; pois, segundo a maioria dos especialistas em recursos humanos – o menos é mais”! 

*SEJA VIP - PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS PSICOLÓGO

O problema dos excessos e das extravagâncias é que elas sempre acabam  chamando mais atenção do que propriamente as respostas e o Curriculum do candidato, e isso, seguramente, ninguém quer (nem o entrevistador nem o candidato - a não ser que este último tenho como objetivo causar e consequentemente ser rechaçado)!

Então, a melhor resposta para a pergunta "tema" seria: depende!

Depende do emprego que a pessoa esteja buscando.  Imagine que seja de modelo, personal trainner, tatuador,  radialista,  repórter especializado em futebol, estilista, publicitário, etc; certamente esses profissionais não estão sujeitos à máxima exposta no primeiro parágrafo.  

Já no caso de a entrevista ser para o posto de Secretária Executiva, Advogado, Administrador, Gerente e até vendedores, dependendo do ramo, o candidato deverá comparecer o  mais formal e elegante possível – não necessariamente na moda, todavia limpos, bem penteados e calçados socialmente. 

No caso das mulheres nada que seja considerado vulgar é recomendável  (maquiagem e perfume em excesso e brincos demasiado grandes não favorecem uma Secretária - muito menos minissaia e decote extravagante).

Curriculum extravagante - por Diário de Conteúdo Jurídico
Outra coisa importante a ressaltar é a maneira do candidato se portar diante do entrevistador.  Existem certas posturas que são totalmente desfavoráveis e fazem com que até um Curriculum excelente não seja levado em conta. 

*QUER SER UM EXCELENTE PERITO CONTÁBIL - CLIQUE AQUI

Exemplos esdrúxulos disso seriam: cutucar o nariz durante a entrevista; passar uma cantada no entrevistador(a); soltar um “pum” alto ou mesmo que baixo cheire mal; responder com gírias a todos os questionamentos; não olhar para a pessoa que faz as perguntas, mesmo ao respondê-las, demonstrando total falta de interesse; apresentar-se cheirando à suor; olhar constantemente para o relógio ou celular, etc.

Esses são os pontos mais importantes ao se apresentar para uma entrevista de emprego.

Além disso, evitar atitudes negativas que extremamente prejudiciais; focar nas recomendações positivas e juntamente com elas portar um Curriculum atualizado e compatível com a vaga a ser preenchida - isso é o ideal.  Agindo dessa forma fará a diferença e possivelmente será selecionado – acreditem!

*QUER APRENDER A ESCREVER MELHOR? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS
*REDAÇÃO PARA ENEN - OS SEGREDOS DA NOTA 1000

Por Elane F. de Souza (Advogada e Autora deste Blog)
Obs.: A finalidade do mini artigo é alertar o entrevistado acerca das posturas e do curriculum, mas também fazer rir!